sexta-feira, 2 de março de 2012

Memórias de uma Gueixa

Título no Brasil:  Memórias de uma Gueixa
Título Original:  Memoirs of a Geisha
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama / Romance
Tempo de Duração: 145 minutos
Ano de Lançamento:  2005
Estréia no Brasil: 03/02/2006
Site Oficial: 
http://www.sonypictures.com/movies/ memoirsofageisha/
Estúdio/Distrib.:  Sony Pictures
Direção:  Rob Marshall
Classificação: 14 anos

Em 1929, Chiyo é uma menina pobre vendida a uma casa de gueixas na cidade japonesa de Kyoto. Logo ela começa a ser maltratada pelos donos e, também, pela principal gueixa, Hatsumomo, invejosa de sua beleza natural. Até que Chiyo é acolhida pela maior rival de Hatsumomo, Mameha. Sob sua tutela, Chiyo torna-se a gueixa Sayuri. Como uma gueixa reconhecida, ela passa a fazer parte de uma sociedade cheia de riquezas, privilégios e intrigas, até que a Segunda Guerra Mundial abala o Japão.

Opinião
A fotografia do filme é linda. Traz com força total a cultura japonesa, a rigidez com que se treina uma gueixa, a aspereza com que se educam meninas. É uma história de sofrimento e drama, aonde um amor muda o destino de uma mulher bonita, com olhos peculiares e sonhos desfeitos. A protagonista se vê abandonada, com uma mãe doente que acaba morrendo e um pai desesperado que a vende juntamente com sua irmã. E para tornar tudo mais doloroso, as separam imediatamente, sua irmã tornando-se uma prostituta, e ela, uma possível gueixa, mas que por hora, é destinada a limpar cuspes em portas e a suportar os maus tratos de todos que a cercam, até que um gesto a faz perceber o mundo diferente. Resumo este filme a comovente.
Para quem já leu o livro certamente o filme decepcionará um pouco, mas certamente te prenderá do início ao fim, tamanha a capacidade de superação ali exposta. A jovem é humilhada, mau tratada, exposta a violência de inúmeras maneiras, e é na delicadeza de um gesto que ela percebe um outro lado, um novo mundo, e contempla uma saída, e busca por anos a fio, o vôo da liberdade.
Recomendo: A todos que gostam de uma história melodramática, e que possuem curiosidade em conhecer o encantador e estranho universo das gueixas.
Assista! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário