segunda-feira, 5 de março de 2012

Planeta dos Macacos - A Origem


Titulo Original: Rise of the Planet of the Apes

Título no Brasil: Planeta Dos Macacos: A Origem 

Gênero:  Ficção Científica 

Duração: 106 min. 

Origem: Estados Unidos 

Estreia: 26 de Agosto de 2011 

Estreia em DVD: 07 de Dezembro de 2011 

Direção: Rupert Wyatt 

Roteiro: Pierre Boulle e Rick Jaffa

Classificação: 12



O cientista Will Rodman (James Franco) pesquisa uma vacina para a cura do Mal de Alzheimer. Seu objetivo é salvar seu pai, vítima da doença. Ele trabalha num laboratório em São Francisco, Califórnia, que promove testes experimentais com macacos.
Um desses testes com primatas resulta na criação de César (Andy Serkis), um macaco dotado de inteligência acima da média, mesmo para os padrões humanos.
No entanto, o "mal" de César se torna uma epidemia, espalhando a mutação genética entre os outros macacos do laboratório. Dotados de inteligência, os animais conseguem fugir do laboratório tentando fugir da tirania dos humanos, o que desencadeia uma  guerra.


Opinião
Este filme é sensacional, realmente tocante. 
Um treinamento para a sensibilidade, um olhar para a compaixão do animal pelo homem. 
São muitas cenas em que deveriamos parar o filme, e discutir a atitude do homem e a atitude do animal, percebendo que em sua grande maioria o animal foi mais... humano? Foi mais... gente? Capaz de perceber, de sentir, de cuidar, de proteger, de amar.
A guerra que acontece ao final do filme é o ápice para a reflexão a que toda história nos remete: é uma guerra lutada por uma espécie. Os humanos atacam, os macacos defendem-se. Os humanos estão com medo, não querem ser dominados pelos macacos. Os macacos temem os humanos, precisam contra atacar para não serem destruídos. Eles não queriam guerra, queriam apenas IR PARA CASA.
Lendo algumas sinopses desse filme percebi que muitos cinéfilos (ou não), incompreenderam a grande jogada deste filme, que é a de mostrar a diferença entre a ganância humana e o desejo pela liberdade dos macacos.
César, o super macaco, nunca atacara ninguém, no entanto, ao aproximar-se das pessoas era atacado, maltratado, odiado, sem motivo algum.
É um filme que emociona por mostrar o quanto os animais são maltratados e usados pelo ser humano. São pesquisados e testados como se nada mais fossem do que cobaias. César possuía sentimentos e uma inteligência fora do comum devido a esses testes, e diante dos maltratos, sentindo-se rejeitado ou mesmo esquecido decidiu libertar-se. Mas não foi sozinho. Levou os seus consigo.
Todo o filme nos leva a um grau de reflexão muito grande sobre o que somos e como somos. Nos deixa sensibilizados diante de uma causa por vezes esquecida ou mesmo ignorada.
O Planeta dos Macacos não é mais um filme misturado à ficção e aventura, é um espelho daquilo a que o homem se tornou e para onde estamos indo: a auto destruição. 
Precisamos atravessar a ponte e voltar para casa.
Precisamos aprender com os macacos.
Recomendo: A todos. As famílias. Aos educadores.
Simplesmente imperdível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário